Política

António José Teixeira ouvido no Parlamento após sua demissão da RTP

O ex-diretor de informação, António José Teixeira, será ouvido hoje na Assembleia da República a pedido do PS, após sua saída da RTP e a reestruturação da empresa.

há 11 horas
António José Teixeira ouvido no Parlamento após sua demissão da RTP

O jornalista António José Teixeira comparece hoje na Assembleia da República, numa audição convocada pelo Partido Socialista, decorrente da sua recente demissão como diretor de informação da RTP. Esta decisão, tomada pelo Conselho de Administração da televisão pública a 24 de junho, resultou na nomeação de Vítor Gonçalves para o seu lugar.

O PS expressou "estranheza" face à decisão de mudança na direção de informação, mencionando no seu requerimento que a reestruturação da RTP já estava contemplada no Plano de Ação para a Comunicação Social e no Plano Estratégico 2024-2026. O partido questiona o significado desta demissão no contexto do início de uma nova legislatura e do impacto que pode ter na independência do serviço público.

Em 1 de julho, Nicolau Santos, presidente da RTP, garantiu que a demissão da direção de informação era uma questão que pertencia exclusivamente ao Conselho de Administração, negando qualquer intervenção política no processo e enfatizando que os ciclos de gestão nas empresas são normais. Santos elogiou o trabalho realizado por António José Teixeira e sua equipa, sugerindo que o jornalista poderia ser chamado a enfrentar novos desafios dentro da RTP.

A Assembleia da República também aprovou a audição do Conselho de Administração da RTP sobre esta reestruturação. Hoje, os deputados da comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto terão a oportunidade de ouvir António José Teixeira.

A nova estrutura da RTP prevê uma redução significativa no número de diretores, passando de 30 para 23.

#RTP #Demissão #IndependênciaMediática