Política

Assembleia da República homenageia Diogo Jota pela sua dedicação e espírito de superação

Diogo Jota foi lembrado pela Assembleia da República como um exemplo de trabalho e humildade após a tragédia que vitimou ele e seu irmão.

04/07/2025 14:45
Assembleia da República homenageia Diogo Jota pela sua dedicação e espírito de superação

A Assembleia da República prestou homenagem ao futebolista português Diogo Jota, destacando-o como um exemplo de "trabalho, humildade e superação". O deputado José Pedro Aguiar-Branco, presidente do parlamento, apresentou um voto de pesar que foi aprovado por unanimidade, com a adesão do Governo.

No texto, foi expressa a "profunda consternação pela morte trágica e precoce dos dois irmãos", e foram enviadas "sentidas condolências" à família, amigos e colegas, com a certeza de que o legado de Diogo Jota e André Silva — a quem a memória se dirigiu — permanecerá na história do futebol nacional.

Na passada quinta-feira, Diogo Jota, de 28 anos, e o seu irmão, André, de 25 anos, também jogador de futebol, faleceram num trágico acidente de viação.

Natural de Massarelos, no Porto, Diogo Jota nasceu a 4 de dezembro de 1996 e começou a carreira nas camadas jovens do Gondomar, passando pelo Paços de Ferreira e pelo Futebol Clube do Porto. Desde 2017, fez carreira na Liga Inglesa, primeiro no Wolverhampton e, nos últimos cinco anos, no Liverpool.

Representando a Seleção Portuguesa, Diogo Jota conquistou 14 golos e acumulou 49 internacionalizações, participando nos Campeonatos Europeus de 2020 e 2024, assim como nas Ligas das Nações, na qual foi vencedor nas edições de 2018/19 e 2024/25.

O voto de pesar ressalta a "garra com que Diogo Jota vestiu as cores de Portugal, tanto na Seleção como na sua carreira", consolidando-o como uma referência por sua ética de trabalho e humildade.

#DiogoJota #Homenagem #LegadoNoFutebol