Economia

Aumento significativo na quota de bacalhau para Portugal após acordo UE-Canadá

O recente acordo de pesca entre a União Europeia e o Canadá eleva a quota de bacalhau de Portugal para 495 toneladas, reabrindo uma divisão na NAFO após 32 anos.

há 3 horas
Aumento significativo na quota de bacalhau para Portugal após acordo UE-Canadá

O Conselho da União Europeia (UE) deu luz verde ao novo acordo de pescas com o Canadá, o que representa um crescimento considerável na quota de bacalhau destinada a Portugal, agora fixada em 495 toneladas. Esta atribuição acontece numa divisão da NAFO que estava encerrada há 32 anos, devido ao colapso das populações de bacalhau nas águas canadenses e de Terra Nova.

No ano de 2024, o total admissível de capturas (TAC) estabelecido mais do que dobrou, atingindo 40.000 toneladas. Para Portugal, isso é uma grande mudança em relação ao TAC de 18.947 toneladas de 2023, que resultou numa quota de apenas 234 toneladas.

A reabertura da zona 2J3KL aconteceu no ano passado, após a emissão de parecer científico pelo Canadá e a definição das possibilidades de pesca pela Organização de Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO). As quotas e o TAC vigorarão entre 1 de julho de cada ano e 30 de junho do ano seguinte.

A frota portuguesa de arrasto longínquo atua dentro da área regulamentada pela NAFO, com um número restrito de navios, focando-se na captura de várias espécies demersais, entre as quais o bacalhau e o alabote da Gronelândia.

As novas condições de pesca acordadas entre a UE e o Canadá serão integradas, em dezembro, nas negociações de pesca para o ano de 2026.

#PescaSustentável #BacalhauPortugal #AcordoUECanada