Autarquias em Portugal: 27 municípios inalteráveis desde 1976
Desde 1976, a cor política de 27 concelhos permanece inalterada, com o PSD à frente em 12, os socialistas em nove e os comunistas em seis. Um panorama que se prepara para novas eleições em outubro.

Um estudo realizado pela agência Lusa destaca que, desde as primeiras eleições democráticas em 1976, 27 municípios em Portugal não experienciaram alterações na sua liderança política. Neste grupo, o Partido Social Democrata (PSD) mantém o controle em 12 câmaras, enquanto o Partido Socialista (PS) comanda nove e o Partido Comunista (PCP) garante a gestão de seis.
Com as eleições autárquicas à porta, marcadas para 12 de outubro, este cenário torna-se ainda mais interessante. É de notar que, nas eleições de 2021, sete autarquias mudaram de partido pela primeira vez desde a Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974.
Um caso singular é o de Odivelas, no distrito de Lisboa, que sempre foi dirigido pelo PS, apesar de ter sido estabelecido apenas em 1998, após a divisão de Loures.
No Arquipélago da Madeira, o PSD governa a região desde 1976 e quatro autarquias mantiveram sempre a sua fidelidade ao partido, com maioria absoluta: Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta e São Vicente.
No distrito de Viseu, Penedono e Oliveira de Frades têm estado sob a liderança do PSD desde sempre, embora em algumas ocasiões tenham colaborado com o CDS-PP em coligações. Já em Vila Real, Boticas e Valpaços nunca mudaram de cor política, sendo este último presidido por Francisco Tavares durante impressionantes 28 anos, entre 1985 e 2013.
Além disso, Câmara de Arcos de Valdevez (Viana do Castelo), Santa Maria da Feira (Aveiro), Oleiros (Castelo Branco) e Mação (Santarém) também estão sob a liderança social-democrata desde 1976.
Os socialistas dominam no distrito de Lisboa, com três concelhos às mãos do PS nas últimas cinco décadas. No caso de Alenquer, o ex-presidente Álvaro Pedro liderou durante 33 anos, enquanto José Manuel Custódio ficou à frente da Lourinhã durante 28 anos. Torres Vedras também faz parte deste grupo.
Em Faro, dos 16 municípios, Olhão e Portimão são administrados pelo PS e, em Portalegre, o partido rosa é predominante em Gavião, que já teve seis presidentes, e em Campo Maior, onde se destacam sete autarcas socialistas.
No que diz respeito aos distritos do Porto e de Coimbra, ambos têm um concelho sob a alçada do PS: Santo Tirso, com Joaquim Couto na liderança durante 23 anos, e Condeixa-a-Nova, que conheceu quatro presidentes desde 1976.
Os comunistas mantêm o controle em Palmela, Seixal e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, predominantemente em coligação com várias siglas ao longo dos anos. Embora os anos 70 tenham visto o PCP vencer em 13 municípios do distrito de Setúbal, o PS tem vindo a aumentar a sua presença nas últimas décadas.
No distrito de Portalegre, Avis continua a ser um bastião do comunismo desde os primórdios das eleições autárquicas democráticas, assim como Arraiolos (Évora) e Serpa (Beja), que também perpetuaram esta tradição.