Mundo

Britânico libertado após condenação no Dubai regressa a casa

Marcus Fakana, o jovem britânico preso no Dubai após um relacionamento com uma menor, recebeu perdão e já está de volta ao Reino Unido.

07/07/2025 21:25
Britânico libertado após condenação no Dubai regressa a casa

Marcus Fakana, um jovem de 18 anos oriundo de Tottenham, foi libertado após ter sido condenado a um ano de prisão no Dubai. O perdão foi concedido pelo sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos. Esta notícia foi divulgada pelo grupo de apoio 'Detained In Dubai', que tem acompanhado o caso.

A sua detenção surgiu em consequência de um "romance de férias" com uma rapariga de 17 anos, também residente em Londres. A situação tornou-se problemática quando a mãe da jovem descobriu conversas e imagens do casal, levando a queixa junto das autoridades locais.

Radha Stirling, diretora executiva do referido grupo de campanha, revelou que Marcus está agora a recuperar no Reino Unido após uma aterragem emotiva, onde estava visivelmente nervoso. Agradecendo ao suporte da embaixada britânica e ao governo do Dubai, Stirling afirmou que o jovem está extremamente grato pela libertação e planeia partilhar a sua experiência em breve.

Stirling propôs ainda a necessidade de um processo legal mais eficiente para turistas, para evitar condenações desnecessárias, dado que a idade de consentimento no Dubai é de 18 anos e as leis locais são bastante rigorosas em matéria de moralidade.

#JustiçaParaMarcus #Liberdade #TurismoResponsável