Tech

Cancelamento de projeto de John Romero marca cortes significativos na Microsoft

A recente reestruturação da Microsoft resulta no cancelamento de um jogo da Romero Games, de John Romero e Brenda, e no despedimento de todos os seus funcionários.

05/07/2025 08:15
Cancelamento de projeto de John Romero marca cortes significativos na Microsoft

A Microsoft revelou esta semana que irá proceder ao despedimento de aproximadamente 9 mil colaboradores, uma ação que implicou a anulação de diversos jogos em fase de desenvolvimento e o encerramento de um importante estúdio na sua divisão de videojogos Xbox.

Embora a Romero Games, fundada por John Romero e sua esposa Brenda em 2014, não esteja sob a propriedade da Microsoft, a produtora tinha obtido financiamento da gigante tecnológica para a realização de um novo jogo. Infelizmente, esta semana, John Romero anunciou que o seu projeto foi um dos que sofreu o impacto das recentes decisões estratégicas da empresa.

No comunicado feito por Brenda Romero nas redes sociais, pode-se ler: “Ontem, descobrimos que a nossa editora cancelou o financiamento do nosso jogo, juntamente com vários outros projetos que ainda não haviam sido anunciados. Esta foi uma decisão tomada ao mais alto nível da editora, sem o nosso conhecimento ou controlo.”

Com a perda deste financiamento, a IGN confirmou que todos os funcionários da Romero Games, que contava com mais de 100 colaboradores, serão despedidos.

Além do jogo de John Romero, outros projetos suspensos incluem o novo ‘Perfect Dark’ desenvolvido pelo estúdio The Initiative e ‘Everwild’ da Rare. Igualmente, um jogo de RPG online que estava a ser criado pela ZeniMax Online também foi cancelado.

Os cortes na produtora Turn 10 levaram, por sua vez, ao fim da série ‘Forza Motorsport’, que continuará a ser representada apenas pela popular série ‘Forza Horizon’ da Playground Games.

#Microsoft #JohnRomero #IndústriaDeJogos