Mundo

China presta homenagem ao falecido ex-Presidente da Nigéria Muhammadu Buhari

O Governo da China expressou profunda tristeza pela morte de Muhammadu Buhari, destacado líder nigeriano e amigo da nação, que foi crucial para o fortalecimento das relações bilaterais.

há 4 horas
China presta homenagem ao falecido ex-Presidente da Nigéria Muhammadu Buhari

O Governo chinês manifestou hoje o seu pesar pela morte de Muhammadu Buhari, ex-presidente da Nigéria, que faleceu aos 82 anos após um longo período de doença, conforme anunciado pelo atual presidente, Bola Ahmed Tinubu.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lin Jian, descreveu Buhari como "um bom amigo" da China e um "líder importante" que fez contribuições significativas para a construção das relações sino-nigerianas e a cooperação entre as duas nações.

Buhari ocupou a presidência da Nigéria em duas fases distintas, sendo primeiro um líder militar entre 1983 e 1985, antes de se tornar presidente democraticamente eleito em 2015, após várias tentativas frustradas. O seu triunfo nas eleições presidenciais contra o então Presidente Goodluck Jonathan foi um marco histórico, uma vez que representou a primeira vez que um candidato da oposição derrotou um chefe de Estado em exercício na Nigéria.

O seu mandato, no entanto, também foi assinalado por desafios significativos, como o aumento da dívida pública, taxas de desemprego elevadas e extrema pobreza que afeta mais de 90 milhões de nigerianos, além de uma queda nas receitas do petróleo, um dos maiores recursos da nação.

O legado de Buhari será lembrado não apenas pela sua luta política, mas também pela sua trajetória de desenvolvimento das relações internacionais da Nigéria, especialmente com a China.

#MuhammaduBuhari #RelaçõesInternacionais #LiderançaAfricana