Política

Coligação "Por ti, Lisboa" entre PSD, CDS-PP e IL formalizada na quarta-feira

A coligação em Lisboa para as autárquicas de 12 de outubro será oficializada na Fábrica de Unicórnios, mas detalhes sobre os candidatos ainda não foram revelados.

há 5 horas
Coligação "Por ti, Lisboa" entre PSD, CDS-PP e IL formalizada na quarta-feira

A formalização do acordo de coligação entre o PSD, CDS-PP e IL, sob a designação "Por ti, Lisboa", terá lugar na próxima quarta-feira, às 18:30, na Fábrica de Unicórnios. Este anúncio foi feito pela candidatura, que não detalhou ainda as listas de candidatos.

A agência Lusa procurou esclarecer informações sobre quem irá concorrer pela coligação à Câmara, Assembleia Municipal e às 24 juntas de freguesia de Lisboa, mas a resposta foi a de que novidades só serão divulgadas no dia 18 de agosto, data prevista para a entrega das listas.

O social-democrata Carlos Moedas lidera a lista da coligação para a presidência da Câmara, em vista das eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro. Segundo informações do Observador, o CDS-PP, que anteriormente ocupava quatro postos elegíveis na coligação "Novos Tempos", verá a sua representação reduzida, passando a ter apenas dois lugares juntamente com a IL.

As indicações para os candidatos subsequentes ao lugar de presidência ficarão a cargo de Carlos Moedas, atual presidente da câmara, que deverá propor Gonçalo Reis, um gestor de empresas e ex-presidente da RTP, como seu vice-presidente.

Em maio, Gonçalo Reis foi um dos líderes de um movimento que discutiu o futuro de Lisboa em várias áreas, mas sem intenções de concorrer nas eleições autárquicas. De acordo com o Observador, entre os candidatos para vereadores, a IL apresentará Rodrigo Mello Gonçalves e Vasco Anjos.

No que diz respeito às juntas de freguesia, o CDS-PP vai atuar como candidato a presidente em seis juntas, enquanto a IL irá apresentar candidatos em três: Campolide, Olivais e Alcântara.

A coligação deverá escolher um cabeçalho para a lista da assembleia municipal, que será definido pelo PSD. A IL, por sua vez, garantiu seis lugares elegíveis, aumentando assim a sua representação.

Carlos Moedas, ao apresentar a candidatura "Por ti, Lisboa", declarou que a escolha dos eleitores será entre a moderação e o radicalismo, reafirmando a sua proposta em 16 de julho.

No atual mandato (2021-2025), o executivo da Câmara de Lisboa é composto por sete eleitos da coligação "Novos Tempos", sete da coligação "Mais Lisboa", dois da CDU e um do BE.

Na corrida à presidência da Câmara de Lisboa, além de Carlos Moedas, estão também Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), João Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Ossanda Líber (Nova Direita), Bruno Mascarenhas (Chega) e José Almeida (Volt).

#EleiçõesLisboa #ColigaçãoPorTi #CarlosMoedas