Mundo

Crianças em Gaza enfrentam carências alimentares extremas

Uma em cada três pessoas no enclave passa dias sem comida, enquanto a situação humanitária se agrava. A emergência requer uma resposta imediata.

há 4 horas
Crianças em Gaza enfrentam carências alimentares extremas

As recentes imagens do enclave de Gaza retratam a profunda crise humanitária que afeta a população palestiniana, evidenciando a luta desesperada das crianças por alimentos. Um vídeo partilhado na rede social X, sob a irónica legenda "Bom dia de Gaza", evidencia a realidade cruel: jovens com tachos e panelas, enfrentando barreiras e cercas, espremem-se em busca de qualquer tipo de sustento que consigam levar para casa.

Apesar de na fila se verem alguns adultos, são as crianças que mais se destacam, enquanto as suas mãos sujas e os rostos cobertos de pó falam de uma vida difícil e sem esperanças. A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente divulga que a dificuldade de acesso a alimentos básicos é alarmante, com os níveis de subnutrição a aumentarem, em especial entre os mais novos. De acordo com o Programa Alimentar Mundial, cerca de um terço dos habitantes do enclave passa dias sem alimento. Uma das consequências trágicas deste cenário foi a morte, a 8 de julho, de um bebé de sete meses devido à subnutrição.

A situação da higiene também é preocupante. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários revelou que, desde o início de julho, 80% das instalações de higiene e banho em Gaza estão localizadas em áreas controladas por forças israelitas ou sob ordens de evacuação.

A atual onda de violência em Gaza teve início com os ataques do Hamas a 7 de outubro de 2023 ao sul de Israel. A resposta de Telavive resultou em mais de 58 mil mortos até ao momento, devastou quase todas as infraestruturas existentes na região e forçou a deslocação de centenas de milhares de pessoas.

#CriseHumanitária #Gaza #SolidariedadeInfantil