Mundo

Crise Humanitária em Deir al-Balah: Mil Famílias Obrigadas a Abandonar a Cidade

Mais de mil famílias deixaram Deir al-Balah, em Gaza, após ordens de evacuação das autoridades israelitas. A ONU alerta para o impacto devastador nas infraestruturas humanitárias locais.

há 3 horas
Crise Humanitária em Deir al-Balah: Mil Famílias Obrigadas a Abandonar a Cidade

Recentemente, mais de mil famílias foram obrigadas a deixar Deir al-Balah, no coração da Faixa de Gaza, como consequência das ordens de evacuação emitidas por Israel, de acordo com o que revelou o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).

Esta evacuação afeta cerca de 30 mil pessoas que, anteriormente, tinham encontrado refúgio nesta cidade, agora dispersas por 57 áreas consideradas seguras para deslocados.

O OCHA estima que entre 50 mil e 80 mil pessoas ainda se encontravam na zona alvo das ordens de evacuação, que abrange quatro bairros costeiros numa área de cerca de 5,6 quilómetros quadrados.

A UNHCR informou que os funcionários da ONU permanecem em Deir al-Balah, distribuídos por várias instalações cujas coordenadas foram partilhadas com as partes envolvidas. A agência sublinha que estes locais, assim como quaisquer áreas civis, devem ser salvaguardados mesmo diante de ordens de deslocação forçada.

Na região, existem importantes infraestruturas, incluindo armazéns humanitários, clínicas e uma central de dessalinização, cuja destruição poderia causar consequências devastadoras, conforme alertou a ONU.

Apesar de quase 22 meses de operações militares, Deir al-Balah nunca tinha sido um foco de combate directo. No entanto, a recente ordem de evacuação representa uma nova fase no conflito, dividindo a costa de Gaza em duas partes distintas.

As forças israelitas continuam a avançar, afirmando que as suas operações passam pela neutralização de capacidades inimigas. A ordem de deslocação impõe que os habitantes deixem Deir al-Balah em direcção a Mawasi, uma área já sobrecarregada com cerca de 425 mil indivíduos, mesmo com os frequentes bombardeamentos.

A UNRWA indica que cerca de 90% da população de Gaza, que conta com aproximadamente 2,1 milhões de habitantes, está actualmente deslocada, muitos tendo sido forçados a mudar-se repetidamente.

Além disso, o OCHA estima que 87,8% da Faixa de Gaza se encontre sob ordem de deslocação forçada ou tenha sido militarizada, com as forças israelitas a de afirmarem o controle de 75% da região.

#GazaEmergência #CriseHumanitária #DeslocamentoForçado