Mundo

Acidente da Jeju Air: Pilotos desligaram motor errado, resultando em tragédia

Investigação revela que pilotos da Jeju Air desligaram o motor menos danificado após colisão com ave, levando à morte de 179 pessoas e levantando questões sobre práticas de manutenção.

há 9 horas
Acidente da Jeju Air: Pilotos desligaram motor errado, resultando em tragédia

Uma recente investigação sobre o trágico acidente da Jeju Air, ocorrido em 29 de dezembro do ano passado, revelou que os pilotos desligaram, por engano, o motor esquerdo da aeronave em vez do direito após um impacto com uma ave, quando se preparavam para aterrar. Esta informação, divulgada por fontes próximas ao caso, baseia-se em dados de gravações de voz na cabina e outros elementos recolhidos dos destroços.

A equipa de investigadores afirma ter "provas claras" que sustentam esta conclusão, embora o relatório oficial permaneça por ser publicado, em virtude de protestos por parte de familiares das vítimas.

O acidente, que ocorreu no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, envolveu um Boeing 737-800 que colidiu com a pista, não acionando os sistemas de travagem após o impacto com a ave, resultando em 179 mortes entre passageiros e tripulação, e apenas dois sobreviventes.

As primeiras conclusões da investigação indicam a presença de ADN de patos migratórios nos destroços do avião. Além disso, a Jeju Air tem sido alvo de críticas por minimizar as manutenções antes dos voos, o que levanta questões sobre a segurança operacional da companhia.

Este acidente é considerado o pior desastre da aviação civil na Coreia do Sul e um dos mais mortais do mundo no último ano.

#TragédiaAérea #SegurançaAviatória #JustiçaParaAsVítimas