Polícia Judiciária de Cabo Verde apanha cinco suspeitos de tráfico de armas e drogas
Em ação na Praia, a Polícia Judiciária deteve cinco indivíduos implicados em tráfico de substâncias ilícitas e armamento, reforçando a luta contra o narcotráfico no arquipélago.

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou, esta sexta-feira, a detenção de cinco suspeitos na cidade da Praia, durante uma operação que visava o combate ao tráfico de armas e drogas.
A ação foi levada a cabo na zona de Paiol e resultou na apreensão de uma quantidade indeterminada de cocaína, bem como de duas pistolas de fabrico artesanal, vulgarmente conhecidas como "boca bedjo", e diversas armas brancas.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 26 e 42 anos, incluem duas mulheres e três homens, sendo que um deles foi colocado em prisão preventiva. De acordo com a PJ, dois dos homens detidos já têm um histórico criminal, com diversas condenações por crimes semelhantes.
Esta operação insere-se nas estratégias contínuas das autoridades cabo-verdianas para combater o tráfico de estupefacientes, que também abrange colaborações internacionais.
Vale destacar que em 2024, diferentes forças de segurança de vários países conseguiram apreender 1,6 toneladas de cocaína em Cabo Verde, avaliadas em cerca de 50 milhões de dólares (aproximadamente 47,84 milhões de euros), durante uma operação de combate ao narcotráfico na África Ocidental que ocorreu entre outubro e novembro.