País

Dermatologista do Hospital Santa Maria sob investigação por cirurgias registadas no exterior

A Inspeção da Saúde inicia um inquérito a uma dermatologista que supostamente registou cirurgias enquanto participava num congresso em Itália.

10/07/2025 11:45
Dermatologista do Hospital Santa Maria sob investigação por cirurgias registadas no exterior

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou a abertura de um inquérito a uma médica dermatologista do Hospital Santa Maria, acusada de ter feito registos de cirurgias durante a sua ausência do país.

A decisão seguiu-se a reportagens publicadas por diversos meios de comunicação. O inquérito foi oficialmente instaurado na passada segunda-feira.

Segundo informações obtidas, a médica terá documentado a realizações de cirurgias em dias em que estava, na verdade, a participar num congresso em Itália. Recebeu, ainda, um montante de 113 mil euros correspondente a sete sábados de trabalho extra.

A IGAS frisou que a investigação buscará esclarecer os acontecimentos relacionados com a médica, sem impedimentos à cooperação com as investigações que possam ser conduzidas pela entidade empregadora.

Na terça-feira, o presidente do Hospital Santa Maria, Carlos Martins, informou a Comissão de Saúde que a situação se tratou de um "erro administrativo", já corrigido. A médica estava autorizada a estar fora de Portugal, mas as cirurgias que devia realizar não foram canceladas. Martins esclareceu que as operações foram conduzidas por outro especialista, considerando que não havia fundamento para um inquérito.

#JustiçaMédica #SaúdeTransparente #ÉticaProfissional