Mundo

EUA Cobra Garantias de Vida para o Dissidente José Daniel Ferrer

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, solicitou urgentemente a Cuba uma "prova de vida" do ativista José Daniel Ferrer, que está a ser alegadamente torturado na prisão.

há 4 horas
EUA Cobra Garantias de Vida para o Dissidente José Daniel Ferrer

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, expressou ontem à noite a necessidade urgente de Cuba fornecer uma "prova de vida imediata" do dissidente José Daniel Ferrer, que, segundo reports da sua comitiva, está a ser alvo de tortura na prisão e corre sérios riscos à sua vida.

"O regime cubano permanece a submeter o ativista defensores dos direitos humanos José Daniel Ferrer a torturas. Os Estados Unidos exigem a sua libertação, assim como a de todos os presos políticos", afirmou Rubio nas redes sociais, destacando as suas raízes cubanas.

No último domingo, a União Patriótica de Cuba (UNPACU), grupo que Ferrer lidera, denunciou publicly que o dissidente está a sofrer "tortura sistemática" na prisão de segurança máxima de Mar Verde, no leste de Cuba, e alertou sobre o perigo iminente que enfrenta.

Considerado um prisioneiro de consciência pela Amnistia Internacional, Ferrer foi libertado em janeiro de 2023, fruto de um acordo mediado pelo Vaticano entre os Estados Unidos e Cuba. Contudo, a sua liberdade condicional foi revogada pelo Supremo Tribunal Popular de Cuba em abril, que decidiu que Ferrer não cumpriu com as normas estabelecidas.

Esta não é a primeira vez que surgem relatos de maus-tratos a Ferrer na prisão. O Governo cubano não fez menção a estes incidentes nem à recente alegação de tortura, e um veículo de comunicação estatal menores desconsiderou as denúncias, afirmando que os relatos de violência são infundados e que Ferrer se encontra em condições satisfatórias.

#LiberdadeParaFerrer #DireitosHumanosCuba #CubaAcorda