Fenómeno Raro: Astronauta Captura 'Sprite' na Estação Espacial
Nichole Ayers, astronauta da NASA, regista um impressionante 'sprite', um fenómeno luminoso que resulta de tempestades elétricas. Imagem revela a beleza da nossa atmosfera vista do espaço.

As imagens e vídeos provenientes da Estação Espacial Internacional continuam a cativar a atenção do público, oferecendo uma perspectiva única sobre os fenómenos naturais que ocorrem no nosso planeta.
Desta vez, a astronauta Nichole Ayers, da NASA, partilhou uma notável fotografia de um ‘sprite’, um fenómeno que se forma acima das nuvens devido à intensa atividade elétrica de tempestades abaixo. Em sua publicação na rede X, Ayers expressou a sua admiração com um simples “uau”.
Na imagem, que ilustra a área entre o México e os Estados Unidos, podemos observar um ‘sprite’ luminoso a erguer-se na atmosfera. Embora frequentemente denominado ‘sprite’, este fenómeno é também designado Eventos Luminosos Transitórios, ou TLE (Transcient Luminous Events, em inglês).
“Temos uma ótima visão acima das nuvens, o que permite aos cientistas utilizar estas fotografias para aprofundar o entendimento sobre as características e a relação dos TLEs com as tempestades elétricas”, comentou Ayers na postagem.
Ao que parece, os ‘sprites’ ocorrem em frações de segundo, dificultando a sua detecção. As primeiras referências documentadas remontam a 1886, mas foram apenas em julho de 1989 que se conseguiram imagens que confirmaram a sua existência.