Greve dos tripulantes da Sata Air Açores prevista para julho
Os tripulantes de cabine da Sata Air Açores anunciaram uma greve de 18 a 24 de julho, exigindo melhores salários e condições de trabalho, anunciou o sindicalista Ricardo Penarróias.

Os tripulantes de cabine da Sata Air Açores estão a planear uma greve entre 18 e 24 de julho, com o objetivo de reivindicar uma melhoria salarial e condições de trabalho adequadas. Esta informação foi divulgada hoje à Lusa pelo presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Ricardo Penarróias.
O sindicalista explicou que o acordo em negociação, bem como a proposta apresentada, estão "abaixo das expectativas", não conseguindo "reduzir a desigualdade que se tem vindo a acentuar ao longo dos anos em comparação com outras classes profissionais".
Ricardo Penarróias também destacou a deterioração das condições de trabalho nos aviões Dash 200, apontando que "os aparelhos são muito antigos e têm gerado diversos problemas, afetando tanto a companhia como o desempenho das funções dos tripulantes".
Salientou que "as circunstâncias de trabalho nos Dash 200 são deploráveis, tanto em termos de sonoridade como de calor, tornando-se insuportável" e sublinhou que "a empresa tem demorado a encontrar alternativas e melhorias que ofereçam melhores condições para a equipa a bordo".
A este respeito, o sindicalista mencionou que foi solicitado à empresa uma "gestão mais eficiente" dos aparelhos, com foco em "reduzir o tempo de voos e, acima de tudo, proporcionar melhores condições de trabalho".
"Nesse sentido, a empresa poderia ser mais proativa e assertiva na sua abordagem", acrescentou Penarróias.
Ao ser contactada pela Lusa, uma fonte do gabinete de imprensa do grupo SATA confirmou a recepção do pré-aviso de greve, mas não comentou se existem disposições para negociações com o sindicato.