País

Incêndio na Serra do Alvão ameaça aldeia de Relva em Vila Real

O incêndio na Serra do Alvão acendeu alarmes na aldeia de Relva, levando à evacuação de idosos. Mais de 292 operacionais estão a combater as chamas intensificadas pelo vento.

há 2 horas
Incêndio na Serra do Alvão ameaça aldeia de Relva em Vila Real

Um incêndio na Serra do Alvão, junto à aldeia de Relva, em Vila Real, gerou grande preocupação. A situação tornou-se crítica após a reativação do fogo no sábado à noite, levando à evacuação, por medida de precaução, de diversos moradores mais idosos e vulneráveis.

José Armando, presidente da Junta de Freguesia de Borbela e Lamas de Olo, confirmou à agência Lusa que, pelas 18h15, Relva era uma das zonas mais preocupantes devido à proximidade do incêndio.

As informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicam que, neste momento, estão a ser mobilizados 292 operacionais, 88 viaturas e quatro meios aéreos para a luta contra as chamas.

O incêndio teve início no sábado, dia 2, em Sirarelhos, tendo evoluído de forma a entrar em fase de resolução na quarta-feira, mas reativou-se no sábado à noite, por volta das 21h06. A situação foi exacerbada hoje pela combinação de vento forte e temperaturas elevadas.

A Serra do Alvão, que abarca os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Vila Real e Mondim de Basto, já sofreu com três incêndios diferentes ao longo da semana, consumindo mais de 4.000 hectares de floresta.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho para o distrito de Vila Real, devido ao calor intenso, que se irá manter entre as 09h00 de sábado e as 00h00 de segunda-feira.

Além disso, o Governo renovou a situação de alerta em todo o país até quarta-feira, dia 13 de agosto, em virtude do elevado risco de incêndios florestais.

#IncêndioVilaReal #ProteçãoCivil #CalorExtremo