País

Incêndio no Peneda-Gerês leva a acionamento de helicópteros para transporte de bombeiros

A Proteção Civil reconhece a complexidade do incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, obrigando ao transporte aéreo de bombeiros devido à dificuldade de acesso.

31/07/2025 20:05
Incêndio no Peneda-Gerês leva a acionamento de helicópteros para transporte de bombeiros

Durante uma conferência de imprensa, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, enfatizou que o incêndio que afeta o Parque Nacional da Peneda-Gerês é "extremamente complexo", gerando consideráveis desafios devido à orografia da zona e à dificuldade de acesso.

"As equipas de bombeiros estão a ser transportadas por helicóptero até ao topo da Serra Amarela para que possam iniciar o combate às chamas a partir da noite", revelou Silvestre, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, localizada em Oeiras.

Ele acrescentou que a dificuldade de acesso a essa área, mesmo a pé, complica ainda mais a situação, destacando que o incêndio teve início no concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, e é o que gera as maiores preocupações no momento.

Além deste incêndio, Silvestre mencionou outros fogos a deflagrar em Penafiel, Arouca e Cinfães. Até às 17h00 de hoje, cerca de 1.500 operacionais, mais de 500 viaturas e 11 meios aéreos estavam mobilizados para combater os quatro incêndios.

#IncêndiosPortugal #ProteçãoCivil #EmergênciaNacional