Mundo

Israel disponibiliza ajuda humanitária à comunidade drusa na Síria

Em resposta aos recentes conflitos em Sweida, Israel anunciará, através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, a assistência humanitária aos drusos sírios.

18/07/2025 11:05
Israel disponibiliza ajuda humanitária à comunidade drusa na Síria

No rescaldo dos confrontos intercomunitários na província de Sweida, no sul da Síria, Israel tomou a decisão de enviar ajuda humanitária à comunidade drusa da região. O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Sa'ar, que sublinhou a gravidade da situação humanitária e a necessidade urgente de apoio.

A assistência, que soma aproximadamente 515 mil euros, incluirá cabazes alimentares e suprimentos médicos destinados a aliviar as dificuldades que a população enfrenta.

Os confrontos entre os drusos e as tribos beduínas sunitas iniciaram-se no domingo, embora as tensões históricas entre estas comunidades já existam há décadas. Em resposta aos distúrbios, as forças do governo sírio reforçaram a segurança, intervindo em várias localidades, mas acabaram por recuar após a implementação de um cessar-fogo.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) assinala que as forças de segurança sírias têm sido acusadas de praticar abusos na região. Na quarta-feira, Israel lançou diversos ataques aéreos, inclusive na capital Damasco, visando estruturas militares sírias e provocando a morte de pelo menos 15 soldados e integrantes das forças de segurança.

Os ataques israelitas, interpretados como uma forma de apoio aos drusos, foram condenados tanto pelo governo da Síria como pela comunidade internacional. De acordo com o OSDH, os confrontos em Sweida resultaram em mais de 350 fatalidades até à data.

#AjudaHumanitária #SíriaEmPerigo #ConflitoDruso