Desporto

João Almeida abandona a Volta a França após queda

O ciclista português João Almeida abandonou a Volta a França na nona etapa, devido a uma fratura numa costela resultante de uma queda anterior.

há 7 horas
João Almeida abandona a Volta a França após queda

João Almeida, ciclista da UAE Emirates, anunciou hoje a sua desistência da 112.ª edição da Volta a França, durante a nona etapa da competição. O abandono ocorreu a 89 quilómetros do final da etapa que ligava Chinon a Châteauroux.

Na passada sexta-feira, o atleta de 26 anos sofreu uma queda a pouco mais de seis quilómetros do término da oitava etapa, que se realizou entre Saint-Malo e o Muro da Bretanha. A queda resultou numa fratura de costela e várias escoriações profundas, conforme comunicado pela sua equipa.

Este marca o terceiro abandono de Almeida em grandes Voltas, tendo previamente retirado-se do Giro de Itália em 2022 e da Vuelta em 2024 por ter contraído covid-19. O ciclista, natural de A-dos-Francos, tornou-se o primeiro português a finalizar as três grandes Voltas entre os cinco primeiros. Com uma carreira promissora, é já considerado o segundo melhor ciclista português neste contexto, apenas superado por Joaquim Agostinho.

Na sua trajetória recente, Almeida destacou-se ao conseguir a terceira posição no Giro de 2023 e um quarto lugar na sua primeira participação na Volta a França no ano anterior. Também obteve a mesma classificação no Giro de 2020, onde se destacou vestindo a camisola rosa durante 15 dias, e na Vuelta de 2022. No ano seguinte, alcançou o nono lugar na prova espanhola. A ‘corsa rosa’ parece ser seu terreno fértil, já que obteve um notável sexto lugar em 2021, empatando em tempo com o quinto classificado.

#JoãoAlmeida #CiclismoPortugal #VoltaFrança