França e Inglaterra asseguram passagem aos quartos de final do Euro feminino
No Campeonato da Europa feminino de futebol, França e Inglaterra destacam-se ao vencerem decisivamente os seus jogos e garantirem a qualificação para os quartos de final na Suíça.

A seleção francesa e a inglesa garantiram, nesta jornada, a liderança do Grupo D do Campeonato da Europa feminino de futebol, que se está a realizar na Suíça. A França, com uma vitória contundente sobre os Países Baixos por 5-2, e a Inglaterra, que goleou o País de Gales por 6-1, estão agora a prepar-se para os tão aguardados quartos de final.
A equipa gaulesa teve um desempenho exemplar durante a fase de grupos, triunfando em todos os três encontros. No próximo sábado, enfrentará a seleção da Alemanha, vice-campeã da edição anterior, numa partida que promete ser emocionante.
A Inglaterra, que defende o título, manteve-se na segunda posição do grupo, apesar de uma vitória atropeladora sobre os galeses, marcando quatro golos apenas na primeira parte. O próximo desafio para as "lionesses" será contra a Suécia na quinta-feira.
No jogo entre França e Países Baixos, a capitã Sandie Toletti abriu o marcador aos 22 minutos. Contudo, a seleção neerlandesa conseguiu um empate rápido através de Victoria Pelova, aos 26 minutos. O jogo virou com um autogolo de Selma Bacha a poucos minutos do intervalo, colocando os Países Baixos em vantagem.
A França, determinada a recuperar, empatou novamente com um golo de Kadisha, aos 61 minutos. Seguiram-se os golos de Delphine Cascarino, elevando a contagem para 4-2. A conclusão do choque foi marcada por Karchaoui, que fechou o marcador com um penálti nos descontos.
Na outra partida, a Inglaterra dominou o País de Gales, com Georgia Stanway a abrir a contagem de penálti aos 13 minutos. A selecção continuou a ampliar a vantagem com golos de Ella Toone, Lauren Hemp, Alessia Russo, Beth Mead e, finalmente, Agnes Beever-Jones, cimentando a vitória.
Após o fecho da fase de grupos, onde Portugal foi eliminado, os confrontos dos quartos de final estão definidos: Noruega-Itália (quarta-feira), Suécia-Inglaterra (quinta-feira), Espanha-Suíça (sexta-feira) e França-Alemanha (sábado). O Euro feminino decorre na Suíça, até ao dia 27 de julho.