Lidl: Três Décadas a Impulsionar a Economia Portuguesa e a Criar Emprego
Estudo revela que o Lidl gerou e manteve 90.000 empregos em Portugal em 30 anos, com um impacto de 44 mil milhões de euros na economia nacional.

De acordo com um recente Estudo de Impacto Socioeconómico realizado pela Forvis Mazars para o Lidl Portugal, a cadeia de supermercados não só criou como também manteve cerca de 90.000 postos de trabalho ao longo dos últimos 30 anos. Este estudo analisou a atividade económica do Lidl e revelou um impacto significativo de 44 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O Lidl estabeleceu-se em território português em 1995 e, desde então, a sua atividade tem sido continuamente benéfica para a economia. O estudo indica que o Lidl apresentou uma taxa média de crescimento anual de 15%, refletindo um aumento do impacto económico, que passou de 54 milhões de euros em 1995 para cerca de 3.223 milhões de euros em 2024.
Este crescimento traduz-se em que, para cada euro gasto com o Lidl, a economia portuguesa recebeu, em média, 1,78 euros, evidenciando o papel crucial da empresa na dinamização da produção nacional. O impacto direto da marca é responsável por 56% deste valor, através de pagamentos a fornecedores e salários, enquanto 23% corresponde ao impacto indireto gerado pela atividade de fornecedores.
Além disso, 21% do impacto é atribuído ao efeito induzido da atividade do Lidl, que se faz sentir em diversos setores da economia. Desde a sua entrada em Portugal, o Lidl registou uma taxa de crescimento anual de 13% em relação ao impacto total sobre o emprego no país.
Para cada emprego criado diretamente pela cadeia, surgiram 10,6 novos postos de trabalho em Portugal. Com mais de 8.000 colaboradores atualmente, o Lidl representa 9% de impacto direto no emprego, 78% de impacto indireto e os restantes 13% resultados de efeito induzido.
“Estes dados são prova do valor que continuamos a criar para o país, consolidando o Lidl como um símbolo de compromisso e confiança na vida dos cidadãos”, afirma Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal. O executivo revelou que a empresa mantém o compromisso com o crescimento contínuo e com o impacto positivo em Portugal.
Actualmente, o Lidl conta com mais de 8.000 trabalhadores em mais de 280 lojas por todo o país, incluindo a sua sede e quatro direções regionais em diferentes localizações.