Economia

Lidl: Três Décadas a Impulsionar a Economia Portuguesa e a Criar Emprego

Estudo revela que o Lidl gerou e manteve 90.000 empregos em Portugal em 30 anos, com um impacto de 44 mil milhões de euros na economia nacional.

há 4 horas
Lidl: Três Décadas a Impulsionar a Economia Portuguesa e a Criar Emprego

De acordo com um recente Estudo de Impacto Socioeconómico realizado pela Forvis Mazars para o Lidl Portugal, a cadeia de supermercados não só criou como também manteve cerca de 90.000 postos de trabalho ao longo dos últimos 30 anos. Este estudo analisou a atividade económica do Lidl e revelou um impacto significativo de 44 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O Lidl estabeleceu-se em território português em 1995 e, desde então, a sua atividade tem sido continuamente benéfica para a economia. O estudo indica que o Lidl apresentou uma taxa média de crescimento anual de 15%, refletindo um aumento do impacto económico, que passou de 54 milhões de euros em 1995 para cerca de 3.223 milhões de euros em 2024.

Este crescimento traduz-se em que, para cada euro gasto com o Lidl, a economia portuguesa recebeu, em média, 1,78 euros, evidenciando o papel crucial da empresa na dinamização da produção nacional. O impacto direto da marca é responsável por 56% deste valor, através de pagamentos a fornecedores e salários, enquanto 23% corresponde ao impacto indireto gerado pela atividade de fornecedores.

Além disso, 21% do impacto é atribuído ao efeito induzido da atividade do Lidl, que se faz sentir em diversos setores da economia. Desde a sua entrada em Portugal, o Lidl registou uma taxa de crescimento anual de 13% em relação ao impacto total sobre o emprego no país.

Para cada emprego criado diretamente pela cadeia, surgiram 10,6 novos postos de trabalho em Portugal. Com mais de 8.000 colaboradores atualmente, o Lidl representa 9% de impacto direto no emprego, 78% de impacto indireto e os restantes 13% resultados de efeito induzido.

“Estes dados são prova do valor que continuamos a criar para o país, consolidando o Lidl como um símbolo de compromisso e confiança na vida dos cidadãos”, afirma Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal. O executivo revelou que a empresa mantém o compromisso com o crescimento contínuo e com o impacto positivo em Portugal.

Actualmente, o Lidl conta com mais de 8.000 trabalhadores em mais de 280 lojas por todo o país, incluindo a sua sede e quatro direções regionais em diferentes localizações.

#LidlPortugal #ImpactoEconómico #EmpregoEmPortugal