Desporto

Luto no Futebol: Jorge Costa Deixa um Legado Imortal

A morte de Jorge Costa, ex-capitão do FC Porto, gerou profunda consternação no mundo do futebol, marcando a Europa com memórias de uma carreira brilhante.

05/08/2025 22:50
Luto no Futebol: Jorge Costa Deixa um Legado Imortal

A morte de Jorge Costa causou um impacto significativo no mundo do futebol, não apenas em Portugal, mas também em várias partes da Europa. O antigo capitão do FC Porto faleceu na passada terça-feira, após uma paragem cardiorespiratória, que não sobreviveu, apesar dos esforços realizados no Hospital de São João, no Porto.

Os media internacionais destacam a magnífica conquista da Liga dos Campeões na temporada 2003/04, onde Jorge Costa levou o FC Porto ao triunfo sob o comando do treinador José Mourinho. Este último manifestou a sua tristeza pela perda do seu capitão durante uma conferência de imprensa, emocionando-se ao recordar os momentos partilhados.

De acordo com informações avançadas pelo Notícias ao Minuto, Jorge Costa recebeu assistência no local, utilizando um desfibrilhador, antes de ser imediatamente transferido para o Hospital de São João. Uma fonte deste hospital confirmou que "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência, e o óbito foi declarado".

A nota emitida pela assessoria de imprensa do Hospital de São João acrescentou: "Jorge Costa sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Foi transportado pela VMER de Gaia enquanto eram realizadas manobras de reanimação cardiopulmonar, tendo o óbito sido relatado na Sala de Emergência às 14h17. Apresentamos as nossas mais sinceras condolências a familiares, amigos e colegas de Jorge Costa".

Este triste incidente ocorreu num dia em que a equipa principal do FC Porto iniciava os trabalhos de preparação após um dia de folga, preparando-se para o primeiro desafio da I Liga contra o Vitória SC.

#LutoNoFutebol #JorgeCostaEterno #FutebolPortugal