Tech

Microsoft reduz sua força de trabalho em 15 mil para priorizar investimentos em IA

Em 2025, a Microsoft anunciou cortes significativos na equipa, realocando recursos para potenciar o desenvolvimento de Inteligência Artificial com um investimento de 80 mil milhões de dólares.

04/07/2025 11:40
Microsoft reduz sua força de trabalho em 15 mil para priorizar investimentos em IA

A Microsoft fez anúncios impactantes esta semana, revelando que cortou cerca de 9 mil postos de trabalho, que se juntam aos 6 mil que já haviam sido eliminados em maio. Assim, a gigante de Redmond despediu mais de 15 mil colaboradores apenas nos primeiros seis meses de 2025.

De acordo com o Seattle Times, estes cortes não têm como objetivo responder a um desempenho financeiro desfavorável, mas sim a vontade de libertar capital para investir em Inteligência Artificial (IA).

A publicação sublinha que “o investimento da Microsoft em IA não implica a substituição de colaboradores, mas sim a necessidade de reduzir custos significativos associados à infraestrutura”. Este foco financeiro destina-se a não só ao desenvolvimento da tecnologia, mas também à expansão da infraestrutura necessária para a sua implementação.

A Microsoft pretende assim destacar-se na competição acérrima com outras empresas tecnológicas de peso, como a Nvidia, Google, OpenAI e Meta. No início de 2025, a empresa já havia delineado um plano de alocação de 80 mil milhões de dólares para IA ao longo do ano, com investimentos a serem realizados em várias regiões, incluindo Japão e Itália.

Apesar desse compromisso com a IA, a Microsoft terá adiado a produção em massa da próxima geração do seu chip de IA para 2026. Embora o CEO Satya Nadella tenha assegurado que a IA não é uma ferramenta para substituir funcionários, mas para potenciar a sua produtividade, é importante notar que, atualmente, cerca de 30% do código utilizado pela empresa já é gerado através de IA.

Recentemente, além dos despedimentos significativos, a Microsoft encerrou estúdios da sua divisão de videojogos Xbox e cancelou alguns projetos destacados, como 'Perfect Dark' da The Initiative e 'Everwild' do estúdio Rare. A produtora Turn 10, responsável pela série ‘Forza Motorsport’, também sofreu uma redução significativa, vendo cerca de metade da sua equipa despedida.

#MicrosoftEmTransformação #InvestimentoEmIA #FuturoTecnológico