Mundo

Mulher Tailandesa Extorque Milhões a Monges com Conteúdo Sexual

Wilawan Emsawat, uma mulher de 35 anos, foi detida na Tailândia por seduzir e extorquir monges budistas, acumulando uma fortuna através de chantagem.

18/07/2025 12:35
Mulher Tailandesa Extorque Milhões a Monges com Conteúdo Sexual

Na passada terça-feira, 15 de julho, as autoridades tailandesas detiveram uma mulher de 35 anos, identificada como Wilawan Emsawat, durante uma operação em Nonthaburi, situada ao norte de Banguecoque. Ela é acusada de seduzir e extorquir monges budistas com vídeos e fotografias sexuais.

De acordo com relatos da imprensa local, Emsawat, também conhecida como Sika Golf, terá enganado pelo menos nove monges proeminentes, gravando relações íntimas nas quais se envolveu com eles. Em sua posse encontraram-se mais de 80 mil imagens e vídeos de teor sexual, que usou como moeda de chantagem.

Através de tais práticas, Wilawan terá conseguido arrecadar cerca de 385 milhões de baht, o que equivale a cerca de 10,2 milhões de euros. A maior parte deste dinheiro foi investida em apostas online, enquanto mantinha uma vida extravagante, incluindo uma mansão alugada por 30 mil baht mensais (cerca de 800 euros) e um carro de luxo que custou cerca de 80 mil euros.

A mulher tinha uma predileção por monges influentes, levando as autoridades à sua prisão. A investigação iniciou-se após uma súbita saída de um monge famoso, Phra Thep Wachirapamok, que foi identificado como uma das suas vítimas. Wilawan chegou a alegar uma gravidez que exigia assistência financeira no montante de 7,2 milhões de baht (cerca de 190 mil euros) por parte do monge.

Antes da sua detenção, a acusada deu uma entrevista onde mencionou que começou a seduzir monges em 2013, quando se apaixonou por um religioso casado. Este caso tem levantado questões sobre o celibato entre os monges budistas, uma vez que a maioria dos religiosos na Tailândia segue a tradição 'Theravada', que proíbe estritamente relações com mulheres.

Até ao momento, nove monges já foram expulsos de seus templos por violação das regras de celibato. O primeiro-ministro tailandês, Phumtham Wechayachai, ordenou a revisão das leis sobre monges e templos, visando restaurar a confiança na prática budista.

#EscândaloBuddhista #ChantagemNaTailândia #CelibatoEmDebate