Netflix lidera preferência entre fãs de anime, revela pesquisa
Um estudo recente destaca a Netflix como a plataforma preferida dos amantes de anime, superando outras opções no mercado.

Um recente estudo realizado pela Dentsu e publicado na revista Variety revelou que a Netflix é a escolha primária para os entusiastas de séries e filmes de animação japonesa, conhecidos como ‘anime’.
De acordo com a pesquisa, que abrangeu dez países e envolveu 8.600 participantes, cerca de 48% dos subscritores da Netflix opta pela plataforma especificamente para aceder a conteúdo de anime. Em seguida, a Disney+ aparece com 32% e a Prime Video com 29%. Curiosamente, o Crunchyroll, que é o principal serviço exclusivamente dedicado ao anime, não foi incluído na análise, ainda que a plataforma, pertencente à Sony, tenha divulgado ter mais de 15 milhões de subscritores em 2024.
O estudo também fornece informações sobre o perfil dos fãs de anime, com uma predominância de Millennials (com idades entre 29 e 44 anos) e da Geração Z (entre 13 e 28 anos). É notório que os membros destas gerações consomem anime, pelo menos, uma vez por semana.
A Netflix distingue-se no mercado ao oferecer títulos populares, como ‘One Piece’, ‘Dan Da Dan’, ‘Demon Slayer’, ‘Frieren’ e ‘Jujutsu Kaisen’, além de apostar em produções originais, como ‘Cyberpunk: Edgerunners’, ‘Devilman Crybaby’ e ‘Beastars’. Estes fatores explicam o domínio da Netflix nesta categoria.
O estudo ainda sublinha que “o anime se está a transformar numa consideração essencial para os consumidores ao analisarem catálogos de serviços de streaming”, apontando que “as franquias disponibilizadas nas plataformas ganham um apelo mainstream de forma muito mais rápida do que no passado”.