Número de assistência por contaminação na Nazaré atinge 70
A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria reporta 70 pessoas assistidas por contaminação na praia da Nazaré, com melhorias nos sintomas a serem observadas.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria confirmou que, até às 17h00 de hoje, assistiu 70 indivíduos que apresentavam sintomas associados à contaminação da água da praia da Nazaré, verificada na passada sexta-feira.
Dos assistidos, 44 eram crianças e 26 eram adultos. A ULS informou que, neste segundo dia, se notou uma diminuição no número de pessoas que recorrem aos serviços de urgência com sintomas como vómitos, náuseas e diarreia.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULS indicou que os pacientes contactados demonstraram melhorias em relação aos sintomas iniciais. No entanto, os registos ainda não estão finalizados e a Unidade de Saúde Pública da ULS da Região de Leiria continua a avaliar todos os casos reportados.
No início da manhã, haviam sido contabilizados 50 casos, 28 crianças e 22 adultos. A praia da Nazaré foi interditada a banhos depois de uma falha técnica que resultou numa descarga nos esgotos pluviais, causando maus odores.
O presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira, expressou a sua esperança de que a situação esteja já resolvida. O delegado de saúde enviou uma amostra da água para análise ao Instituto Ricardo Jorge e aguarda resultados que, segundo ele, espera que sejam favoráveis, com a expectativa de que no domingo a normalidade seja restaurada.
"Acreditamos que, neste momento, a praia está em condições, mas a reabertura só ocorrerá após a confirmação de que as análises são positivas", afirmou Manuel Sequeira à Lusa. O autarca salientou que todos os organismos estão a colaborar, e que assim que forem garantidas as condições adequadas para a utilização da praia, os banhos serão permitidos.
A Câmara da Nazaré, em comunicado na passada sexta-feira, esclareceu que "uma ocorrência técnica no sistema pluvial resultou numa escorrência anómala, acompanhada de maus odores junto à costa".