O nome que quase foi: ChatGPT podia chamar-se de forma diferente
A equipa da OpenAI revelou que o nome ChatGPT foi decidido apenas um dia antes do seu lançamento, surpreendendo todos na indústria da tecnologia.

Desde o seu lançamento no final de 2022, o ChatGPT teve um impacto profundo tanto na indústria tecnológica como na nossa interação com o mundo digital. Contudo, poucos sabem que o nome "ChatGPT" quase não existia.
Num recente episódio do podcast da OpenAI, Mark Chen, responsável de investigação, e Nick Turley, líder do projeto, partilharam que a designação original era "Chat with GPT-3.5". A alteração de última hora, realizada um dia antes do lançamento, visava simplificar o nome, que poderia ser complicado de pronunciar.
“Decidimos que precisávamos de algo mais acessível e, assim, surgiu ChatGPT, onde ‘GPT’ significa ‘transformador pré-treinado generativo’”, explicou Turley.
Chen, por sua vez, comentou sobre a grande mudança que a ferramenta trouxe não só ao público, mas também à sua vida pessoal, revelando que a popularidade do ChatGPT fez com que os seus pais deixassem de o pressionar para trabalhar na Google. “Quando percebemos que a nossa criação estava a ser utilizada globalmente, entendemos que podíamos realmente ‘mudar o mundo’”, disse Chen.