Oliver Solberg conquista o Rali da Estónia, mas Tänak sobe à liderança do WRC
Oliver Solberg triunfa na Estónia, mas o estónio Ott Tänak é o novo líder do Campeonato do Mundo após uma prova intensa.

O jovem piloto sueco Oliver Solberg, ao volante de um Toyota Yaris, celebrou a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo ao triunfar no Rali da Estónia, a oitava etapa da época. Com um tempo total de 2:36.35,1 horas, Solberg acabou por superar o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) em 25,2 segundos, enquanto o belga Thierry Neuville, atual campeão, ficou em terceiro a 48,3 segundos.
“Foi uma longa espera, mas finalmente consegui. Estou sem palavras,” afirmou um emocionado Oliver Solberg, que é filho do campeão mundial Petter Solberg, coroado em 2003.
Aos 23 anos, o sueco alcançou esta vitória na sua estreia com a Toyota num carro da categoria Rally 1, tendo enfrentado dificuldades no campeonato de 2022 com a Hyundai, devido a múltiplas desistências. Com esta vitória, Solberg torna-se o terceiro piloto mais jovem a vencer um rali do Campeonato do Mundo, apenas atrás de Kalle Rovanperä e Jari-Matti Latvala.
Depois de três anos a dominar no Rally 2, onde lidera a classificação desta temporada, Oliver provou o seu valor com a Toyota. Desde a segunda especial do rali, manteve-se no comando, chegando a domingo com uma vantagem de 21 segundos sobre Tänak. No final, aumentou ainda mais a sua vantagem, conquistando os cinco pontos extra ao vencer duas das três provas do super-domingo, acumulando um total de nove vitórias nas 20 etapas do rali.
“Estes foram os melhores dias da minha vida,” celebrou Solberg após cruzar a linha de chegada.
Por seu lado, o segundo lugar de Tänak foi suficiente para que o campeão mundial de 2019 assumisse a liderança do campeonato, ultrapassando o galês Elfyn Evans, que terminou no sexto lugar. “Foi uma prova muito exigente para nós,” reconheceu Tänak, que agora enfrentará o desafio de abrir a pista no Rali da Finlândia, agendado para o fim deste mês.
Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) alcançou o quarto posto, enquanto o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) seguiu logo atrás. Elfyn Evans beneficiou da desistência do japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) devido a problemas mecânicos.
Atualmente, Tänak lidera o campeonato com 162 pontos, um ponto a mais que Evans, que chegou a estar à frente com 33 pontos de vantagem. O francês Sébastien Ogier, ausente neste rali, ocupa a terceira posição com 141 pontos, seguido por Rovanperä com 138 e Neuville com 114.
No que diz respeito ao Campeonato de Construtores, a Toyota é a líder com 399 pontos, seguida pela Hyundai com 347.
O próximo desafio será o Rali da Finlândia, previsto para acontecer entre 31 de julho e 3 de agosto.