Lifestyle

Os mirtilos: um aliado na busca por uma vida mais longa

Vários especialistas em nutrição destacam os mirtilos como uma fruta poderosa para aumentar a longevidade. Descubra os benefícios que esta fruta pode oferecer à sua saúde.

há 2 horas
Os mirtilos: um aliado na busca por uma vida mais longa

A questão da alimentação e o seu impacto na esperança média de vida é uma certeza já bem estabelecida na ciência. Enquanto múltiplos factores, como a genética e o acesso aos cuidados de saúde, desempenham um papel significativo, há uma fruta que se destaca entre as outras: os mirtilos.

A sua riqueza em antioxidantes, particularmente as antocianinas, torna os mirtilos extremamente benéficos. "As antocianinas, que proporcionam a cor distinta dos mirtilos, têm sido ligadas à diminuição do risco de várias doenças associadas ao envelhecimento, tais como diabetes, doenças cardíacas e problemas neurológicos", explica a nutricionista Lisa Andrews, conforme reportado no site Eating Well.

Estes antioxidantes ajudam a combater a inflamação e a reduzir o stress oxidativo, um fenómeno que acontece quando há um desequilíbrio entre os radicais livres e as células saudáveis do nosso organismo. A longo prazo, o stress oxidativo pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crónicas.

Um estudo recente revelou que o consumo diário de apenas 1/3 de chávena de mirtilos pode levar a uma significativa redução do risco de várias patologias graves.

A saúde intestinal também é beneficiada pelo consumo de mirtilos. Esta fruta proporciona 3,5 gramas de fibra por chávena, quase 13% da dose diária recomendada. "A fibra é fundamental para regular o funcionamento intestinal e auxilia na gestão do apetite e dos níveis de açúcar no sangue", destaca Andrews. Pesquisas sugerem que os mirtilos têm um papel decisivo na promoção de uma microbiota saudável.

Além disso, estudos mostram que os mirtilos podem ajudar na prevenção de doenças crónicas, nomeadamente problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e Alzheimer. Investigação focada na relação entre a ingestão de mirtilos e a saúde cardiovascular indica que a sua inclusão regular na alimentação pode estar associada a menores níveis de pressão arterial, colesterol e risco de ataques cardíacos.

Embora os mirtilos sejam os campeões em benefícios, outras frutas também oferecem vantagens para a longevidade:

  • Laranjas: Ricas em vitamina C e potássio, essenciais para manter a pressão arterial saudável e prevenir ataques cardíacos.
  • Maçãs: Contêm cerca de quatro gramas de fibra cada uma e são uma excelente fonte de polifenóis que combatem o stress oxidativo.
  • Abacates: Cheios de fibras saudáveis, o consumo regular pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
  • Cerejas: Estas frutas são conhecidas pelos seus antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, além de conterem melatonina natural que melhora o sono.

A diversidade de opções saudáveis disponível evidencia que adicionar estas frutas à dieta não só apura o paladar, como pode contribuir para uma vida mais longa e saudável.

#VidaLonga #SaúdeNatural #AlimentaçãoSaudável