País

Portugal em alerta: 12 distritos sob aviso laranja devido ao calor extremo

Doze distritos de Portugal continental enfrentam aviso laranja até terça-feira por tempo quente, com Bragança e Vila Real em alerta vermelho até à tarde.

há 4 horas
Portugal em alerta: 12 distritos sob aviso laranja devido ao calor extremo

A partir de hoje, e até à próxima terça-feira, um total de doze distritos de Portugal continental encontram-se em aviso laranja, o segundo mais grave na escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido ao aumento das temperaturas.

Até às 18h00 de hoje, os distritos de Bragança e Vila Real estão sob aviso vermelho, a classificação mais elevada, passando posteriormente para aviso laranja até às 18h00 de terça-feira, conforme as últimas previsões do IPMA.

Os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre já estavam sob aviso laranja desde as 10h40 de hoje, devido à "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima", uma situação que se manterá até às 18h00 de terça-feira.

A partir de segunda-feira às 09h00, Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa também entrarão em aviso laranja, enquanto hoje figuram sob aviso amarelo, que é considerado menos grave, de acordo com o IPMA.

Além disso, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga encontram-se sob aviso amarelo desde as 10h40 de hoje até às 18h00 de terça-feira, devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima no interior dos respectivos distritos".

No total, todos os 18 distritos do continente enfrentam algum tipo de aviso do IPMA, com 12 em aviso laranja e 6 sob aviso amarelo.

Os avisos do IPMA, que variam entre vermelho, laranja e amarelo, são emitidos quando se prevê uma situação meteorológica de risco que pode ser considerada elevada, moderada ou reduzida.

Simultaneamente, o IPMA alertou para o aumento do perigo de incêndio rural em Portugal, com a maior parte dos concelhos no interior Norte e Centro e na região do Algarve em risco "máximo" ou "muito elevado" hoje e pelo menos até ao dia 18 de agosto. O restante território continental está sob risco "elevado" ou "moderado".

Desde 3 de agosto, Portugal continental está em alerta devido ao elevado risco de incêndios rurais. Na quinta-feira passada, o Governo decidiu continuar este alerta, fundamentando a decisão na persistência de temperaturas altas nos dias seguintes e na necessidade de controlar ignições através de proibições estabelecidas.

#CalorExtremo #AlertaRural #IncêndiosPortugal