Economia

Portugal reforça cumprimento no PRR sem perdas financeiras

O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR garantiu que o país não perdeu euros do plano, embora a execução dos últimos desembolsos apresente desafios.

há 6 horas
Portugal reforça cumprimento no PRR sem perdas financeiras

O líder da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, revelou, em declarações hoje à comissão parlamentar de Economia e Coesão Territorial, que até ao momento não houve perdas financeiras associadas ao plano. “Até agora não perdemos qualquer euro. Temos cumprido os pedidos de pagamento até ao sexto, que será processado em breve”, afirmou Dominguinhos.

O presidente mencionou que os pedidos de pagamento sete e oito não deverão apresentar grandes complicações, mas advertiu que os últimos dois pedidos requerem atenção redobrada devido aos marcos e metas que envolvem.

Dominguinhos destacou que o PRR em execução atualmente não se assemelha ao que foi inicialmente apresentado à Comissão Europeia em 2021, uma vez que já passou por uma reprogramação.

Em resposta a questões sobre o setor da saúde, sublinhou que os maiores desafios ocorrem na rede nacional de cuidados continuados, onde muitas obras ainda não foram iniciadas. “Visitei um edifício em Leiria, com 60 camas, que está pronto desde março e que ainda aguarda integração na rede”, exemplificou.

O responsável enfatizou que todos os relatórios apresentados foram aprovados por unanimidade e que a comissão inclui representantes da sociedade civil, como universidades, politécnicos, mutualidades e confederações de agricultores, turismo, comércio e empresários.

O PRR tem um horizonte de execução até 2026 e visa a implementação de reformas e investimentos para promover a recuperação do crescimento económico, não apenas para reparar os danos causados pela covid-19, mas também para apoiar investimentos e criar emprego.

#PRR #RecuperaçãoEconómica #PedroDominguinhos