Política

PS demanda explicações sobre alterações na RTP no Parlamento

O grupo parlamentar do PS requisitou a audição do Conselho de Administração da RTP, questionando as mudanças na direção de informação em período de nova legislatura.

26/06/2025 14:15
PS demanda explicações sobre alterações na RTP no Parlamento

Na Assembleia da República, o deputado do PS, Porfírio Silva, anunciou um pedido para ouvir o Conselho de Administração da RTP. O grupo parlamentar expressa estranheza pela alteração na direção de informação, que coincide com o início de uma nova legislatura.

O deputado enfatizou a importância da independência da informação, manifestando "estranheza e estupefação" pela "súbita mudança na direção de informação da RTP".

Silva mencionou que o Conselho de Redação da RTP levantou dúvidas sobre a legalidade do processo, sugerindo que a administração deverá prestar esclarecimentos sobre esta situação.

O PS não deseja fazer juízos precipitados, mas considera essencial entender as razões por trás da alteração na gestão, dado seu impacto na democracia portuguesa.

Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Trabalhadores de Telecomunicações acusam a RTP de não cumprir os procedimentos legais ao substituir António José Teixeira por Vítor Gonçalves na direção de informação, sem ouvir o Conselho de Redação, como está estipulado pela legislação.

A RTP defendeu-se, afirmando não ter cometido ilegalidades, e referiu que o Conselho de Redação foi criticado por não ter sido consultado a respeito da exoneração na direção de informação.

Vítor Gonçalves, que assume o cargo aos 56 anos, possui uma vasta experiência na RTP, tendo sido diretor-adjunto e correspondente em Washington. Atualmente, apresenta o programa "Grande Entrevista" na RTP3.

#RTP #TransparênciaInformativa #Democracia em