Política

PS Reúne-se para Escolha do Novo Secretariado Nacional

A Comissão Nacional do PS elege hoje um novo Secretariado Nacional, com a participação de figuras como Francisco Assis e Ana Catarina Mendes, após a chegada de José Luís Carneiro à liderança.

05/07/2025 06:30
PS Reúne-se para Escolha do Novo Secretariado Nacional

A Comissão Nacional do Partido Socialista (PS) realiza hoje, em Lisboa, a sua primeira reunião sob a liderança de José Luís Carneiro, que recentemente se tornou o 10.º secretário-geral do partido. A convocação deste encontro, marcado para as 11h00, foi feita pelo presidente do partido, Carlos César. Na sessão, a intervenção inicial do novo líder será aberta à comunicação social.

Entre os assuntos a serem discutidos, destaca-se a eleição do novo Secretariado Nacional, que contará com a presença dos eurodeputados Ana Catarina Mendes e Francisco Assis, além do ex-deputado Sérgio Sousa Pinto e da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros.

Foram confirmadas as saídas do Secretariado dos deputados e ex-ministros Mariana Vieira da Silva e Duarte Cordeiro, assim como a candidata à Câmara de Lisboa, Alexandra Leitão.

Além da eleição do Secretariado, os membros da Comissão Nacional procederão à análise das contas para 2024 e à escolha do novo diretor do jornal "Ação Socialista". Porfírio Silva, atualmente no cargo, será substituído pelo ex-deputado Ascenso Simões, conforme informações obtidas pela Lusa.

No que diz respeito ao mandato de José Luís Carneiro, o líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, esclareceu que o novo líder do PS cumprirá o mandato de dois anos que ficou vago após a demissão de Pedro Nuno Santos. Esta informação foi divulgada após rumores de um "imbróglio estatutário", onde foi questionado se Carneiro seria apenas um líder interino, o que foi reiterado por Eurico Brilhante Dias como uma decisão clara da Comissão Nacional.

José Luís Carneiro obteve uma esmagadora votação de 95,4% na eleição, com um total de 17.434 votos, numa taxa de participação de 48,9%, considerando que foi o único candidato à liderança do partido.

#NovoComeço #LiderançaPS #FuturoSocialista