Política

PSD e Chega rejeitam inquérito sobre apagão energético proposto pelo Livre

O PSD e Chega anunciam voto contra a criação de uma comissão de inquérito para investigar o apagão de abril, considerando a proposta desnecessária.

25/06/2025 18:35
PSD e Chega rejeitam inquérito sobre apagão energético proposto pelo Livre

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, confirmou que o partido irá votar desfavoravelmente à proposta do Livre para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito sobre o apagão energético que afectou o país em abril.

Em declarações à comunicação social na Assembleia da República, André Ventura, líder do Chega, também manifestou a intenção do seu grupo em rejeitar a proposta, alegando que não faz "muito sentido" avançar com essa investigação.

Ambas as posições, das principais forças políticas na Assembleia, asseguram o chumbo da iniciativa, que está agendada para discussão na quinta-feira e votação no dia seguinte.

André Ventura sublinhou que "o Chega vai votar contra esta comissão de inquérito", reafirmando a importância de focar em questões prioritárias para os cidadãos neste momento e criticando a proposta do Livre como um “fait divers”.

O líder do Chega questionou ainda a finalidade de uma comissão de inquérito para um evento que durou apenas algumas horas, argumentando que só faria sentido se existissem indícios de irregularidades passíveis de investigação.

Ele acrescentou que as comissões em funcionamento no parlamento já têm a capacidade de fiscalizar a atuação do Governo, e que não se vislumbra qualquer valor acrescentado numa nova comissão sobre o apagão, que já pode ser abordada pelos ministros da Economia, Ambiente ou Energia.

A proposta do Livre estabelece que esta comissão de inquérito, que não deverá exceder os 180 dias, tem como objectivo investigar as causas do apagão de 28 de abril, avaliar a preparação das entidades públicas para situações de crise, e examinar a resposta das autoridades.

#Energia #Inquérito #PolíticaPortugal