Economia

Queda Notável nas Taxas de Juros do Crédito à Habitação em Maio

O Banco de Portugal reportou a maior descida em nove meses na taxa de juro média do crédito à habitação, fixando-se em 2,96% em maio, refletindo um movimento positivo no mercado.

04/07/2025 11:16
Queda Notável nas Taxas de Juros do Crédito à Habitação em Maio

A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação sofreu uma significativa redução em maio, marcando a maior descida dos últimos nove meses. Concretamente, a taxa caiu 0,11 pontos percentuais em comparação com abril, estabelecendo-se em 2,96%. Esta diminuição ocorreu tanto nos novos contratos como nas renegociações de contratos existentes, com as taxas médias a fixarem-se em 2,92% e 3,18% após reduções de 0,10 pp e 0,14 pp, respetivamente.

Além disso, a taxa média dos novos depósitos a prazo dos particulares também continua a descer, registando a 17.ª descida consecutiva e passando de 1,64% em abril para 1,49% em maio. O valor das novas operações de depósitos a prazo aumentou em 123 milhões de euros, totalizando 13 093 milhões de euros.

No segmento de depósitos com prazo até 1 ano, a taxa média registou uma diminuição de 0,15 pontos percentuais, fixando-se em 1,50%. Este tipo de depósito continua a ser o mais atractivo, representando 95% dos novos depósitos realizados em maio.

A taxa média dos novos depósitos na zona euro também seguiu a tendência de descida, caindo em 0,11 pp para 1,87%. Portugal, por sua vez, desceu uma posição no ranking euro, posicionando-se agora como o país com a quarta taxa mais baixa nesta área.

Notícia em atualização.

#TaxasDeJuro #CréditoàHabitação #EconomiaPortuguesa