Mundo

Resgate de 62 migrantes em situação precária nas Canárias

Esta madrugada, o Serviço de Resgate Marítimo de Espanha salvou 62 migrantes subsaarianos e norte-africanos em perigo ao largo das Canárias, encaminhando-os para Lanzarote.

há 8 horas
Resgate de 62 migrantes em situação precária nas Canárias

Na madrugada de hoje, um barco insuflável com 62 migrantes, provenientes de países como Senegal, Marrocos e Guiné-Bissau, foi resgatado pelo Serviço de Resgate Marítimo de Espanha nas proximidades das ilhas Canárias.

As operações de busca tiveram início depois de a Guarda Civil ter detetado um eco de radar a indicar a presença de uma embarcação, por volta das 23h00 de sexta-feira. As autoridades não tardaram a alertar as embarcações na área para intensificarem a vigilância e reportarem possíveis avistamentos, conforme relatou um porta-voz do Resgate Marítimo.

Inicialmente, um helicóptero que participava nas buscas considerou que se tratava de um falso alarme. Contudo, a continuação das patrulhas levou à localização do barco insuflável às 01h10, momento em que os migrantes foram resgatados pelo navio 'Salvamar Al Nair'. Uma hora depois, desembarcaram em Puerto Naos, após terem partido de Tan Tan, no sudoeste de Marrocos.

As Ilhas Canárias são um ponto importante na rota de migração para a Europa, mas também uma das mais perigosas, devido a fortes correntes e ondas. Embora a migração para a Europa, em geral, tenha diminuído, o número de travessias do Atlântico a partir da África Ocidental para as Canárias tem aumentado desde 2020.

Segundo dados do Ministério do Interior espanhol, cerca de 47 mil pessoas chegaram às Canárias em 2024, um crescimento em relação às cerca de 40 mil do ano anterior. A Organização Mundial para as Migrações (OIM) reporta que, desde 2014, aproximadamente 5.460 pessoas perderam a vida ou estão desaparecidas nesta rota.

#MigraçãoSegura #ResgateMarítimo #Canárias