Economia

Resultados da Indústria Chinesa Sofrem Queda de 1,8% na Primeira Metade de 2025

As principais empresas industriais da China registaram uma diminuição de 1,8% nos lucros na primeira metade do ano, refletindo um abrandamento contínuo em um período de três anos.

há 7 horas
Resultados da Indústria Chinesa Sofrem Queda de 1,8% na Primeira Metade de 2025

De acordo com o Gabinete Nacional de Estatística da China (NBS), os lucros das empresas industriais analisadas totalizaram 3,44 biliões de yuan (equivalente a 408,7 mil milhões de euros) entre janeiro e junho de 2025.

No último mês, os lucros destas companhias apresentaram uma redução de 4,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve uma leve melhoria em comparação à descida de 9,1% que se registou em maio.

Em 2024, os lucros das principais indústrias já haviam descido 3,3%, após uma queda de 2,3% em 2023 e de 4% em 2022.

Yu Weining, estatístico do NBS, apontou que o declínio nos lucros anuais é atribuído a "vários fatores", entre os quais se incluem "a insuficiência da procura efectiva, a pressão sobre os preços industriais e as flutuações temporais".

Os dados revelam ainda disparidades consoante o tipo de empresa: enquanto os lucros das estatais recuaram 7,6% no primeiro semestre, as empresas privadas viram um aumento de 1,7%, e as com investimentos estrangeiros, incluindo de Hong Kong, Macau e Taiwan, subiram 2,5%.

Por setor, observou-se um crescimento significativo de 22,8% nos lucros do processamento agrícola, em contrapartida, as indústrias de mineração e processamento de carvão enfrentaram uma drástica queda de 53%.

Em junho, a China completou uma segunda ronda de negociações com os Estados Unidos, no intuito de estabelecer um novo eixo de cooperação comercial, no contexto da trégua tarifária assinada em maio, embora sem avanços concretos.

Em resposta à situação económica, as autoridades estão a intensificar esforços para impulsionar a procura interna através de medidas fiscais e subsídios sectoriais, enquanto continuam a lidar com a recuperação desigual dos efeitos económicos da pandemia de covid-19.

Para a elaboração destes dados, o NBS apenas considerou as empresas industriais que possuem um volume de negócios anual superior a 20 milhões de yuan (aproximadamente 2,6 milhões de euros).

#IndústriaChinesa #EconomiaGlobal #RecuperaçãoEconómica