Mundo

Roménia formaliza acordo com Israel para aquisição de sistemas de defesa aérea

A Roménia estabeleceu um pacto de sete anos com Israel, no valor de mais de 2 mil milhões de euros, para reforçar a sua defesa aérea com novos sistemas.

21/07/2025 19:45
Roménia formaliza acordo com Israel para aquisição de sistemas de defesa aérea

Hoje, a Roménia revelou a sua decisão de celebrar um acordo de sete anos com Israel, para a compra de sistemas militares antiaéreos no valor superior a 2.000 milhões de euros. Este entendimento foi formalizado entre o Ministério da Defesa romeno e a empresa israelita Rafael.

Segundo um comunicado do governo de Bucareste, o pacto compreende a aquisição de seis sistemas de curto alcance (SHORAD-VSHORAD), visando dotar as forças armadas romenas de tecnologias de defesa eficazes contra ameaças aéreas, incluindo drones e mísseis de cruzeiro.

O ministro da Defesa, Ionut Mosteanu, fez uma analogia entre essas novas baterias e a famosa Cúpula de Ferro, que serve para proteger Telavive de possíveis ataques iranianos.

Nos últimos anos, a Roménia tem vindo a modernizar as suas capacidades de defesa, substituindo gradualmente o material bélico de origem soviética. Além deste acordo com Israel, no próximo ano, o país irá adquirir 32 aviões de combate F-35 dos Estados Unidos, num investimento de 6.500 milhões de euros, um negócio considerado histórico.

Com a crescente tensão na região, especialmente após a invasão russa da Ucrânia, a Roménia intensificou os seus esforços de defesa, embora este projeto de sistemas antiaéreos tenha sido iniciado antes, conseguindo aprovação parlamentar em 2020.

O país, que partilha uma extensa fronteira de 650 quilómetros com a Ucrânia e é banhado pelo mar Negro, denuncia regularmente violações do seu espaço aéreo por drones russos, tendo já encontrado destroços desses aparelhos em território romeno.

Vale também destacar que em 2021, a República Checa firmou um contrato com a Rafael para a aquisição de quatro baterias do sistema de defesa aérea de curto alcance Spyder, no valor de 540 milhões de euros, marcando um passo significativo nas relações de defesa aérea entre os países da NATO.

A Rafael Advanced Defense Systems, que opera sob a égide do Ministério da Defesa de Israel, é a entidade responsável pelo desenvolvimento de armamento e tecnologias militares inovadoras.

#DefesaAérea #Roménia #AcordoMilitar