Mundo

Tragédia em Karachi: desabamento de prédio provoca 27 mortos

O colapso de um edifício de cinco andares em Karachi resultou na morte de pelo menos 27 pessoas, de acordo com as autoridades locais. As operações de resgate estão a ser concluídas.

há 7 horas
Tragédia em Karachi: desabamento de prédio provoca 27 mortos

Na manhã de sexta-feira, aconteceu o desabamento de um bloco de apartamentos de cinco andares no bairro de Lyari, em Karachi, a maior cidade do Paquistão. Este trágico acidente deixou pelo menos 27 mortos, segundo informações divulgadas pelas autoridades locais, que consideram estar perto de finalizar as operações de limpeza.

O incidente ocorreu por volta das 10:00 horas locais (05:00 GMT), numa área historicamente afetada pela violência de gangs e reconhecida como uma das mais perigosas do país. Hassaan Khan, porta-voz das equipas de resgate, atualizou a contagem de vítimas, que inicialmente era de 21 mortos.

As autoridades informaram que o edifício tinha sido declarado em condições inseguras e que avisos de despejo foram emitidos nos anos de 2022, 2023 e 2024. Contudo, os moradores e proprietários contestaram a alegação, afirmando que nunca receberam tais notificações.

Diversos residentes relataram ter notado fissuras nas paredes do edifício momentos antes do colapso e mencionaram que era possível ouvir um ruído de ranger vindo da estrutura. Tragicamente, desmoronamentos de telhados e edifícios são comuns no Paquistão, um país com mais de 240 milhões de habitantes, devido a deficiências nas normas de segurança e à baixa qualidade dos materiais de construção.

Karachi, situada no sul do país e com uma população de cerca de 20 milhões, é especialmente conhecida por seus edifícios em estado de degradação, anexos ilegais, infraestruturas antiquadas e um rigor insuficiente na aplicação de regulamentos de construção.

#JusticeForTheVictims #KarachiTragedy #SafetyStandards