Mundo

Trump ameaça com suspensão de estádio se nomes dos clubes não forem alterados

O Presidente dos EUA, Donald Trump, condicionou a construção de um novo estádio para os Washington Commanders ao retorno do nome anterior, considerado ofensivo.

há 10 horas
Trump ameaça com suspensão de estádio se nomes dos clubes não forem alterados

Na plataforma social Truth Social, Donald Trump expressou que os Washington Commanders "seriam muito mais valiosos" se voltassem à antiga designação de Washington Redskins, apesar do nome ser considerado inaceitável por muitos, especialmente no que se refere à sensibilidade em relação aos nativos americanos.

"Posso impor uma condição: Se não retornarem ao nome original 'Washington Redskins', e continuarem a usar o apelido 'Washington Commanders', não firmarei um acordo para a construção de um novo estádio em Washington", reivindicou o Presidente, em uma mensagem postada no domingo.

A mudança de nome da equipa aconteceu em 2020, num contexto de debates acesos sobre racismo sistémico e brutalidade policial nos Estados Unidos.

Trump também sugeriu que a equipa de basebol de Cleveland deveria reconsiderar o nome Indians, abandonado em favor de Cleveland Guardians, nome este que está em uso desde a temporada desportiva de 2022.

Tanto os Washington Commanders como os Cleveland Guardians afirmaram não ter planos para mudar os seus nomes, refletindo a resistência a voltar atrás em decisões que surgiram após um intenso debate sobre justiça racial e sensibilidade cultural, conforme noticiado pela agência Associated Press.

#Trump #JustiçaRacial #SensibilidadeCultural