Mundo

Violência em Soueida: confrontos drusos e beduínos provocam 18 mortes

A cidade de Soueida, na Síria, viveu intensos confrontos entre drusos e beduínos, resultando em 18 fatalities, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

13/07/2025 22:05
Violência em Soueida: confrontos drusos e beduínos provocam 18 mortes

A cidade de Soueida, situada no sul da Síria e predominantemente habitada por drusos, testemunhou episódios de violência entre as tribos beduínas e as forças locais, com um balanço trágico de 18 mortos, conforme relatado pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

As autoridades sírias, alarmadas pela escalada do conflito, enviaram reforços para a região numa tentativa de estabilizar a situação. Este foi o primeiro incidente mortal entre as duas comunidades desde os confrontos de abril e maio, que resultaram na morte de dezenas de pessoas durante a intervenção das forças de segurança sírias contra os combatentes drusos.

A contagem de vítimas inclui 14 drusos, entre os quais uma criança, e quatro beduínos. O site de notícias Soueida 24 citou fontes médicas que relataram "confrontos armados e trocas de tiros no bairro de Maqus, na parte leste da cidade".

Além disso, a importante rota que liga a capital, Damasco, a Soueida foi fechada em resposta à violência, conforme noticiado. Um funcionário do governo, que preferiu não ser identificado, informou à agência AFP sobre o envio de forças adicionais para tentar mitigar a tensão existente.

O governador de Soueida, Moustapha al-Bakur, pediu à população que mantenha a calma e evite mais confrontos. Com uma população que ronda os 700.000 habitantes, a província de Soueida abriga a maior comunidade drusa do país. Historicamente, as relações entre os drusos e os beduínos têm sido complicadas, com episódios de violência a surgirem ocasionalmente.

A ansiosa expectativa em relação ao futuro das minorias na Síria torna-se mais evidente à medida que as forças islamistas ganham poder. Os confrontos de abril e maio levantaram preocupações profundas, levando líderes locais e religiosos a tentarem estabelecer acordos para promover a integração dos drusos nas novas estruturas de governação.

#ConflitosNaSíria #Soueida #DireitosHumanos