Wall Street regista altas históricas com Nasdaq e S&P 500 em ascensão
Nova Iorque viu os seus índices bursáteis enriquecerem, animados pela possibilidade de cortes nas taxas de juro da Reserva Federal, após a inflação ter mantido uma trajetória favorável.

A bolsa de Nova Iorque encerrou a sessão de hoje em níveis recorde, impulsionada pela expectativa de que a Reserva Federal (Fed) dos EUA possa reduzir as taxas de juro, após a inflação ter permanecido em consonância com as previsões. O índice tecnológico Nasdaq avançou 0,14%, enquanto o S&P 500, que abrange um leque mais amplo de ações, subiu 0,32%. Os novos máximos foram fixados em 21.713,14 e 6.466,58 pontos, respetivamente. Por sua vez, o Dow Jones Industrial Average registou uma valorização de 1,04%.
Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, comentou que “o mercado aparenta estar um pouco sobrevalorizado, mas a dinâmica e a euforia presentes são palpáveis.” O analista assinalou que a confiança no mercado se deve às aspirações de um eventual corte nas taxas pela Fed após a sua reunião de setembro.
Os investidores mostraram-se mais serenos após a divulgação do índice de preços ao consumidor (IPC), que correspondeu às expectativas para o mês de julho. Este dado ajudou a dissipar temores em relação à pressão das tarifas sobre os preços, levando os investidores a aumentar as suas apostas numa possível redução das taxas.
Segundo os dados da CME, uma expressiva maioria dos investidores aguarda um corte de 0,25 pontos percentuais em setembro, em comparação com expectativas anteriores de um corte superior a 0,5 pontos percentuais. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, inclusivamente expressou o seu apoio a uma redução de 0,5 pontos percentuais nas taxas após a próxima reunião da Fed.
Os olhos dos investidores estão agora voltados para a divulgação do Índice de Inflação no Produtor (IPP) na quinta-feira, assim como para os números de vendas a retalho e o índice de confiança dos consumidores que serão revelados na sexta-feira. Sam Stovall, da CFRA, afirmou que estes dados “devem ajudar os investidores a ajustar as suas previsões sobre os futuros cortes nas taxas.”
No segmento obrigacionista, a taxa dos títulos do governo dos EUA a 10 anos caiu para 4,23%, em comparação com os 4,28% registados na sessão anterior.
No que respeita ao mercado de ações, a 'startup' de computação em nuvem CoreWeave viu as suas ações desvalorizarem 20,83%, fechando a 117,76 dólares, apesar de ter reportado resultados no geral melhores do que o esperado, com receitas de 1,21 mil milhões de dólares para o segundo trimestre. A empresa indicou que o seu crescimento enfrenta limitações devido à dificuldade em expandir a capacidade, apesar da forte procura.
Por outro lado, a bolsa de criptomoedas Bullish teve uma estreia notável em Wall Street, começando com um preço inicial de 37 dólares por ação e encerrando o dia a 69,97 dólares.