Zelensky nomeia vice-primeira-ministra para liderar a reestruturação do governo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convoca Yuliia Svyrydenko para chefiar um novo governo com foco na revitalização económica e no fortalecimento da indústria armamentista.

Na segunda-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, indicou a vice-primeira-ministra Yuliia Svyrydenko para ocupar a liderança do governo, com o intuito de "renovar" as operações do executivo. Em uma publicação na plataforma X, Zelensky mencionou uma longa reunião que teve com Svyrydenko, onde discutiram “medidas concretas” para impulsionar a economia do país, ampliar programas de auxílio aos cidadãos e aumentar a produção interna de armamento.
"O governo ucraniano vai iniciar uma transformação", afirmou Zelensky, revelando o convite feito a Svyrydenko para assumir a liderança do governo. "Estou entusiasmado para apresentar o plano de ação do novo governo num futuro próximo,” acrescentou o presidente.
Caso Svyrydenko aceite a proposta, sucederá Denys Shmyhal, que assumiu o cargo em 2020. Esta mudança não deverá ser a única, uma vez que, no passado sábado, o presidente se reuniu com o ministro da Defesa, focando-se igualmente em "alterações nas instituições estatais" e na continuidade das boas relações com os Estados Unidos.
Além disso, o Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano já anunciou a intenção de Zelensky em substituir todos os diplomatas nos países do G7 e G20, uma informação que o próprio presidente confirmou na semana passada, durante uma conferência em Roma. Zelensky também insinuou a possível nomeação do atual Ministro da Defesa como o novo embaixador da Ucrânia nos Estados Unidos, sendo que o primeiro-ministro atual é também considerado um potencial candidato.
Uma fonte próxima do assunto revelou ao Kyiv Independent que a situação foi discutida numa conversa telefónica entre Zelensky e Trump, onde Kiev sugeriu mudanças “benéficas para ambos os lados” e vários “candidatos fortes” foram apresentados.