Mundo

Zelensky presta homenagem a jornalista ucraniana falecida em cativeiro russo

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, honrou a memória da jornalista Viktoria Roshchina, que morreu em 2024 enquanto estava detida na Rússia, atribuindo-lhe a Ordem da Liberdade a título póstumo.

há 7 horas
Zelensky presta homenagem a jornalista ucraniana falecida em cativeiro russo

Volodymyr Zelensky, o Presidente da Ucrânia, prestou uma emocionante homenagem a Viktoria Roshchina, uma corajosa jornalista ucraniana que faleceu em cativeiro nas mãos das autoridades russas em 2024. Esta tributo teve lugar após a concessão póstuma da Ordem da Liberdade à jornalista na passada sexta-feira.

“Hoje celebramos a memória de Viktoria Roshchina. Ela foi uma defensora incansável da liberdade, acreditando firmemente que a liberdade triunfaria. O seu legado perdurará eternamente”, escreveu Zelensky na sua conta da rede social X, enfatizando a dureza e a injustiça da morte da jornalista.

Na mesma mensagem, o chefe de Estado lembrou que Roshchina já constava na lista de prisioneiros a serem trocados e que a Rússia tinha prometido libertá-la, mas não cumpriu a sua promessa.

“Viktoria foi uma das vozes que contaram a verdade sobre a guerra, colocando em risco a própria vida ao trabalhar na linha da frente e em áreas ocupadas", recordou Zelensky, partilhando uma imagem da jornalista.

Em fevereiro deste ano, o corpo de Roshchina, que apresentava sinais evidentes de tortura, foi devolvido à Ucrânia, com todas as análises forenses necessárias a serem realizadas desde então.

O decreto presidencial divulgado na sexta-feira destaca a “coragem cívica, patriotismo e defesa altruísta da soberania do Estado ucraniano”, características que definiram a trajetória de Roshchina, reconhecida como correspondente de guerra e defensora dos direitos humanos.

A jornalista foi presa em agosto de 2023 na região de Zaporijia, atualmente ocupada pela Rússia.

#JustiçaParaViktoria #LiberdadeDeImprensa #CoragemUcraniana