Américo Rodrigues Recebe Prémio Rosa María García Cano pelo seu Impacto nas Artes
O diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, foi premiado com o prestigiado Prémio Internacional Rosa María García Cano em reconhecimento ao seu trabalho em prol das artes performativas.

Américo Rodrigues, atual diretor-geral das Artes, foi recentemente laureado com o Prémio Internacional Rosa María García Cano, um tributo atribuído pela Associação Cultural Civitas, de Espanha, reconhecendo o seu empenho na promoção e valorização das artes performativas em Portugal.
O júri destacou o "trabalho persistente e inestimável" de Rodrigues e a sua habilidade em desenvolver projetos que fomentam a cooperação artística entre Espanha e Portugal. A suatória defesa dos direitos culturais dos cidadãos foi também frisada, considerando o seu forte compromisso com a salvaguarda das artes performativas em solo luso.
Américo Rodrigues, natural da Guarda e nascido em 1961, assumiu o cargo de diretor-geral das Artes em 2019 e foi reconduzido em 2022 através de concurso público. Antes de ocupar esta posição, dirigiu a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e possui uma sólida formação académica em Língua e Cultura Portuguesas e Ciências da Fala.
Reconhecido por seu trabalho cultural, Rodrigues co-fundou importantes coletivos teatrais e, em 2011, foi premiado com a Medalha de Mérito Cultural pela sua contribuição para a cultura na Guarda.
O Prémio Rosa María García Cano, homônimo da fundadora do festival de teatro, celebra a sua 14.ª edição, tendo sido instituído em 2012 para valorizar o trabalho que visa o desenvolvimento cultural ibérico. Este ano, a modalidade nacional premiou a Federação das Associações Profissionais de Circo de Espanha, e a regional, o Centro de Criação Cénica La Parrala, que celebra 25 anos.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 27 de agosto, no Palácio de Montarco, em Ciudad Rodrigo, durante a 28.ª edição do Festival de Teatro de Castilla e León.
O Prémio Rosa María García Cano já distinguiu várias entidades portuguesas, incluindo o FITEI e o Teatro e Marionetas de Mandrágora.