Matt Cameron encerra capítulo com os Pearl Jam após 27 anos
O icónico baterista Matt Cameron revelou que se despede dos Pearl Jam, depois de quase três décadas de colaboração. O grupo e fãs reagem à notícia.

Matt Cameron, o renomado baterista dos Pearl Jam, anunciou a sua saída da banda, à qual pertenceu desde 1998. A confirmação foi feita através de uma publicação nas redes sociais, onde expressou a sua gratidão pela «incrível viagem» de 27 anos com o grupo.
Aos 69 anos, Cameron partilhou algumas palavras emocionantes: «Depois de 27 anos fantásticos, dei os meus últimos passos como baterista dos poderosos Pearl Jam». Ele não hesitou em agradecer a Jeff, Ed, Mike e Stone, os integrantes da banda, pela oportunidade de se juntar a este projeto que lhe proporcionou «amizades, arte, desafios e risos».
Embora tenha mencionado que «mais está para vir», os motivos que levaram à sua saída ainda não foram revelados. Cameron concluiu a sua mensagem expressando a sua eterna gratidão para com a equipa da banda e os fãs em todo o mundo: «Tem sido uma viagem incrível. Obrigado a todos do fundo do meu coração. Paz e amor».
A banda também se pronunciou, partilhando a mensagem do baterista e fazendo uma dedicatória especial: «Desde ser um dos nossos primeiros heróis musicais até tocar nas nossas primeiras demos em 1990, o Matt Cameron tem sido um músico singular e verdadeiramente potente. A sua presença foi fundamental para os últimos 27 anos de espetáculo ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Desejamos-lhe sempre o melhor e vamos sentir a sua falta».
Cameron ingressou na banda após a saída do baterista Jack Irons e fez parte de um legado que inclui álbuns emblemáticos como 'Binaural', 'Riot Act', e 'Gigaton'. Até ao momento, o Pearl Jam não anunciou o seu substituto. O próximo espetáculo da banda está marcado para o Ohana Festival nos Estados Unidos, a 26 de setembro.
Os Pearl Jam, formados em 1990, fizeram a sua primeira aparição em Portugal em 1996 e têm um histórico de concertos memoráveis no país. A última vez que tocaram em solo português foi em 2024, no festival NOS Alive, em Algés.