Bruxelas aligeira requisitos de transparência para empresas estatais
A Comissão Europeia revelou uma nova estratégia para simplificar a obrigatoriedade de divulgação de informações financeiras por parte de alguns Estados-membros sobre empresas públicas.

A Comissão Europeia anunciou hoje uma alteração significativa nas obrigações de comunicação de informações financeiras que os Estados-membros devem ter relativamente a determinadas empresas públicas.
Conforme as novas diretrizes, os países da União Europeia não serão mais obrigados a apresentar relatórios anuais sobre a situação financeira de algumas entidades do setor transformador. Esta decisão foi comunicada através de um comunicado disponível no 'site' da comissão.
O objetivo desta medida é diminuir os encargos administrativos enfrentados tanto pelos Estados-membros como pelas empresas em questão.
A mudança incide sobre um regulamento que visa a transparência das relações financeiras, permitindo uma diminuição das exigências de reporte consideradas excessivas.
De acordo com a Comissão, a nova abordagem está alinhada com a meta de reduzir em 25% os encargos relacionados com as exigências de relatórios, preservando simultaneamente os objetivos políticos da União Europeia. Este desenvolvimento faz parte de um conjunto maior de iniciativas destinadas a facilitar a vida dos cidadãos, empresas e administrações nos Estados-membros.
A Comissão Europeia assegura que as novas regras ainda garantirão a transparência nas interações financeiras entre os Estados-membros e as empresas públicas, mantendo as condições necessárias para a supervisão adequada das transações.