Economia

Bulgária prepara-se para abraçar o euro em 2026

A Bulgária vai adotar o euro a 1 de janeiro de 2026, após a aprovação final pela União Europeia. O país torna-se assim o 21.º membro da zona euro.

há 7 horas
Bulgária prepara-se para abraçar o euro em 2026

A Bulgária está estabelecida para fazer a transição para o euro a partir de 1 de janeiro de 2026, graças à aprovação final obtida hoje do Conselho da União Europeia (UE) e do Parlamento Europeu. Com esta adesão, a Bulgária tornará-se o 21.º membro da zona euro, que já inclui 21 dos 27 países da UE.

O Conselho da UE anunciou que foram ratificados os três atos legais imprescindíveis para a implementação da nova moeda. Este passo encerra oficialmente o processo que permitirá ao país beneficiar das vantagens da moeda comum da União, o euro.

Segundo informações do Parlamento Europeu, as deliberacões sobre a adesão da Bulgária à zona euro tiveram um apoio expressivo entre os eurodeputados, com um resultado de 531 votos a favor, 69 contra e 79 abstenções durante uma sessão plenária realizada em Estrasburgo.

A zona euro, instituída em 1999, vise criar uma união monetária que facilite a estabilidade econômica e promova a integração financeira entre os países membros. A sua gestão é da responsabilidade do Banco Central Europeu, que dita a política monetária uniforme.

Os países que pretendem entrar nesta união devem observar critérios económicos e financeiros rigorosos, conhecidos como critérios de convergência. A adesão não só simplifica as transações comerciais, mas também promove a estabilidade de preços, eliminando as oscilações cambiais entre os Estados-membros. Contudo, a gestão conjunta de crises económicas apresenta desafios próprios.

A Croácia, a mais recente adição à zona euro, adotou a moeda europeia em 2023. Para a Bulgária, a taxa de conversão oficialmente estabelecida é de 1,95583 lev por 1 euro.

#BulgáriaNoEuro #EconomiaEuropeia #MoedaComum