País

Caso de Vómitos e Diarreia Associado à Praia da Nazaré Leva a Interdições

Um total de 32 pessoas, incluindo 15 crianças, procuraram os hospitais devido a sintomas de vómitos e diarreia. A praia da Nazaré está interditada até que sejam conhecidos os resultados da análise à água.

há 8 horas
Caso de Vómitos e Diarreia Associado à Praia da Nazaré Leva a Interdições

O Centro Hospitalar de Leiria registou, até às 17h00 de sexta-feira, a chegada de 32 pessoas pelas urgências das unidades de Alcobaça e Leiria, apresentando sintomas de vómitos e diarreia. A suspeita inicial é que estes casos estejam relacionados com o contacto com as águas da praia da Nazaré.

De acordo com informações do Jornal de Leiria e do próprio centro hospitalar, a grande maioria das situações revelou-se ligeira, com apenas um utente a permanecer sob observação. Entre os atendidos, 17 eram adultos e 15 eram crianças.

A praia da Nazaré foi interditada a banhos nesta sexta-feira devido a uma falha técnica que provocou uma descarga de esgotos pluviais e a consequente emissão de maus odores na zona costeira.

Como resultado, a Câmara Municipal da Nazaré emitiu uma nota à imprensa afirmando que, “por precaução e até à receção dos resultados das análises à qualidade da água, a praia permanece interditada a banhos".

A autarquia esclareceu ainda que a anomalia no sistema pluvial foi prontamente identificada e corrigida, mas optou pelo envio de amostras de água para garantir a segurança da população. Esta vigilância contínua é essencial para prevenir futuras ocorrências.

A Câmara assegura estar a acompanhar de perto a situação, com monitorização reforçada e apela à calma, garantindo o compromisso com a saúde pública e a qualidade ambiental, características que tornam a praia da Nazaré detentora de distinções como a Bandeira Azul.

#SaúdePública #PraiaSegura #NazaréEmergência